Clicky Web Analytics FERNANDO INCERTI: MaskedDateField - DateField com máscara de entrada para data

quarta-feira, 23 de julho de 2008

MaskedDateField - DateField com máscara de entrada para data

Após uma questão levantada na comunidade Flex-Brasil sobre qual a melhor forma para o usuário informar uma data, resolvi desenvolver este componente para facilitar a vida do usuário, o componente formata a data automaticamente com as barras enquanto o usuário digita.


Para ver um exemplo do componente clique aqui.

Para baixar o componente clique aqui.

Come sabe-se é muito mais rápido digitar uma data que selecioná-la em um DateField ou DateChooser, porém deixando o DateField editável corre-se o risco do usuário digitar a data em um formato incorreto, porém existem usuários que preferem clicar para selecionar da data, para atender as duas necessidades apresento o MaskedDateField, que é derivado do DateField e que já vem o com o yearNavigationEnabled habilitado por padrão e com os nomes de dias da semana e dias do mês em português.

Na próxima versão deste componente pretendo permitir que o usuário selecione entre o formanto BR ou US, mudando automáticamente o formato da data a ser digitada e também o idioma, e também um validador de data no próprio componente.

Espero que seja útil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Descobri um pequeno bug: se o usuário digitar a data bem rápido, as barras não são preenchidas. Também está aceitando letras. No mais está muito bom.

Elton Bicalho do Carmo disse...

Olá Fernando. Parabéns pela iniciativa de criar o componente.

Mas pelo que vi existe alguns probleminhas e uma certa dificuldade de tempo para você corrigir esses problemas e outros que podem surgir.

Sugiro que você compartilhe os códigos fontes, assim podemos ajudá-lo a testar e corrigir.

De qualquer forma, parabéns pelo trabalho!

caser disse...

Olá amigo,

pode nos disponibilizar o código fonte?

Rodrigo Seiton disse...

Fernando bom dia! haveria a possibilidade de alterar o nome da classe de "MaskedTextInput" para "MaskedDateField" (como está intitulado no post)?